O vereador Rubens Nascimento (Democratas) integrou uma comitiva de parlamentares que visitou nesta quinta-feira, 25, o Hospital de Clínicas, que é gerido pelo Governo do Estado para o atendimento de pacientes com covid-19. A comitiva foi recebida pelo diretor técnico da instituição, Jhony Bezerra, pela diretora administrativa, Karina Lígia, e pela diretora assistencial, Rafaela Dias.
Durante a visita, os vereadores questionaram a direção da unidade a respeito do protocolo de ocupação dos leitos de UTI no HC. É que, segundo Rubens, os pacientes que demandam a ventilação não invasiva (VNI), ao invés de serem atendidos na enfermaria, acabam sendo transferidos para a unidade de terapia intensiva do hospital.
Ainda de acordo com o vereador, essa prática tem levado o Hospital de Clínicas a uma taxa muito elevada de ocupação da UTI, enquanto a enfermaria registra baixos índices de pacientes. “E isso acaba, consequentemente, agravando os dados da cidade em relação às taxas de ocupação da unidade de terapia intensiva de uma maneira que pode ser, de certo modo, considerado artificial”, acrescenta Rubens.
Ele também lembrou que no último dia 23 ocorreu um incidente preocupante no Hospital de Clínicas, quando a oferta de oxigênio foi insuficiente para a demanda de pacientes, o que obrigou a transferência de 25 pessoas internadas na unidade para o Hospital de Trauma.
“A visita foi importante, fomos muito bem recebidos, pudemos fazer questionamentos e tirar dúvidas, mas restaram algumas perguntas que, ao que me parece, demandam ainda esclarecimentos. A expectativa é que a rede de saúde, independente se do Município ou do Estado, possa oferecer o melhor atendimento possível aos paraibanos”, frisou Rubens Nascimento.