A reunião foi repercutida pela assessoria de imprensa da Diocese de Campina Grande, texto reproduzido na sequência, na íntegra. Veja.
Na manhã desta sexta-feira (12) a Diocese de Campina Grande nas pessoas do Senhor Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, o Vigário Geral, Padre Luciano Guedes, também o Padre Márcio Henrique, e o Padre Josandro de Macedo, além de Agentes de pastorais, membro das Comissões Diocesanas e das Novas Comunidades, participaram de uma reunião convocada por um dos Vereadores de Campina Grande, Rubens Nascimento, que apresentou a proposta de um novo projeto de Lei para a Semana da Vida e o Dia do Nascituro.
A “Semana da Vida” e o “Dia do Nascituro” têm por objetivo propor reflexões em todos os segmentos da sociedade sobre a vida humana, a sua proteção desde o reconhecimento da vida, seu desenvolvimento protegido e amparado por políticas públicas e o seu término, de maneira natural.
De acordo com o texto do PL N 100 “se pretende desenvolver uma cultura de respeito e valorização à vida e a formação familiar, com ênfase no papel social paterno-materno, um olhar dedicado às gestantes, sua condição e aceitação atual, sempre numa perspectiva de viabilizar uma compreensão da importância, necessidades e complexidades que envolvem o ser em formação, o(a) filho(a) que está por vir, viabilizando uma chegada harmoniosa e na garantia dos procedimentos de acompanhamento médicos e o atendimento de suas necessidades, que possibilitem uma recepção sadia e envolvida em amor e cuidados.”
“Nós estaremos potencializando uma ação já realizada na Diocese de Campina Grande com as suas paróquias, agora municipalizando a ação, fazendo com que outras instituições da sociedade civil e agora com o poder público, nós possamos estar discutindo em palestras, em ações, atividades, em serviços e em programas, tudo o que se refere à defesa da vida nessa semana da vida e a importância do Dia do Nascituro, que é justamente para reconhecer os direitos daqueles que estão no processo de desenvolvimento de formação, para que ele possa nascer de forma sadia”, destacou o vereador.
Os leigos, representantes das comissões, pastorais e comunidades participaram dando as suas sugestões e corroborando com o projeto de Lei do Vereador Rubens. O Senhor bispo falou acerca de uma carta de apoio ao Projeto que será construída e assinada por ele e os demais membros que participaram da reunião, a carta terá um teor de fortalecimento ao Projeto destacando a posição da Igreja a favor da vida.
Ao final da reunião, Dom Dulcênio agradeceu a participação de todos e também agradeceu ao Vereador Rubens pela proposta de trabalho junto à Igreja Diocesana. O projeto de Lei N 100-2021 será apresentado à Câmara na próxima quarta-feira dia 17, onde será debatido e apreciado.