Vereador destaca importância do Conselho Tutelar na prevenção do abuso sexual infantil


Dezoito de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e de Adolescentes, data celebrada em memória à morte da menina Araceli Cabrera Crespo que, no dia 18 de maio de 1973, aos 8 anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada, em Vitória no Espírito Santo. 

Três acusados chegaram a ser condenados, mas as sentenças foram anuladas e ninguém jamais foi responsabilizado pelo crime bárbaro. A data passou a ser observada anualmente a partir da Lei 9.970/2000, com a realização de atividades e campanhas que buscam chamar a atenção de toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.

Em Campina Grande, o vereador Rubens Nascimento (Democratas) pediu o apoio de toda a população para a formação de um esforço coletivo e permanente voltado a proteger as crianças e adolescentes. Ele lembrou que as denúncias podem ser feitas de maneira anônima diretamente ao Conselho Tutelar pelos telefones 3310-6278 e 3310-6005 ou ainda pelo Disque 100 ou o Disque 123.

CONSELHO TUTELAR

Rubens Nascimento ainda destacou a relevância do papel de um dos órgãos mais fundamentais na defesa dos direitos de crianças e de adolescentes, o Conselho Tutelar, exaltando a importância dos seus integrantes.

“Já fui conselheiro em nossa cidade e sei como é complexa essa atuação, muitas vezes arriscada e incompreendida. Porém, não fosse a atuação desses agentes de proteção, nossas crianças e adolescentes estariam ainda mais vulneráveis aos diversos meios de violação de direitos, inclusive o abuso e exploração sexual”, ponderou.

Não seja cúmplice do silêncio! Denuncie o abuso infantil.