O 1° de outubro marca o Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade e o vereador campinense Rubens Nascimento (DEM) registrou a importância da data como instrumento de reflexões e discussões sobre as políticas públicas destinadas a essa crescente faixa da população no país e no Mundo.
“É notável o crescimento da população idosa em nosso país. Já temos mais de 33 milhões de idosos e pouco ouvimos falar sobre essas pessoas”, frisou o parlamentar. “Evoluímos, mas muito ainda precisa ser feito. Nunca foi tão importante pensar a sociedade em torno da pessoa do idoso e isso exige de nós uma grande responsabilidade”, disse.
Rubens Nascimento ressaltou que seu mandato, nestes nove meses, já foi responsável por uma conquista importante para o segmento homenageado no primeiro dia de outubro. Trata-se da Lei 7.943/2021, sancionada em junho, que institui o Fundo Municipal do Idoso.
"É um mecanismo de financiamento, tendo por finalidade a captação, o repasse e a aplicação de recursos destinados a proporcionar o devido suporte financeiro na implantação, na manutenção e no desenvolvimento de programas, projetos e ações voltados à pessoa idosa", explica o autor.
“O fundo representa uma conquista, por ser, na verdade, uma necessidade antiga e um pleito sempre apresentado por todos aqueles que defendem os direitos das pessoas idosas e que Deus me deu, na oportunidade do exercício da função de vereador, a condição de apresentar o projeto”, acrescentou Rubens Nascimento.